Por Pedro Teixeira
O Diversias se dedica, principalmente, a pesquisar sobre o ensino de controvérsias e sobre as controvérsias que ocorrem no cotidiano escolar. Embora não haja um consenso em como definir um tema controverso, muitos autores destacam que se tratam de questões abertas, sem uma resposta clara e com diferentes partes e pontos de vista envolvidos.
Em geral, são temas que despertam grande interesse de estudantes. Contudo, geram também grande receio entre professoras e professores, porque podem criar discussões acaloradas em sala de aula, produzir tensões com a comunidade escolar e, em alguns casos, até mesmo gerar processos judiciais.
Por que, então, ensinar temas controversos? Não seria melhor deixar de lado esses assuntos ao planejar os conteúdos a ensinar?
Diana Hess, professora da Universidade de Wisconsin-Maddison (EUA) e uma das principais pesquisadoras da área, defende que a discussão desses temas é fundamental para a saúde das democracias. Além disso, a escola é um dos poucos espaços em que jovens podem se encontrar com outras pessoas que pensam de forma diferente deles para discutir um assunto específico, com a mediação de uma pessoa com formação específica e mais conhecimento (o/a professor/a). A autora reconhece, entretanto, que essa não é tarefa fácil para os docentes, já que envolve uma série de definições complexas: quais assuntos serão tratados como controversos? Deve se priorizar um determinado posicionamento ou a questão será tratada como totalmente aberta? O professor deve revelar sua opinião ou não? O assunto pode ser mais sensível para alguns alunos (como minorias, por exemplo)?
Não é possível responder todas essas perguntas de forma tranquila e sem assumir determinados posicionamentos. Mas podemos pensar em justificativas para essas escolhas e em estratégias pedagógicas que sejam coerentes com elas.
Em nosso Blog vamos explorar essas temáticas e outras, com textos de autoria de diferentes pesquisadores do Diversias. Acompanhem a gente por aqui!
Para saber mais:
TEIXEIRA, Pedro. As relações entre diversidade e a discussão de temas controversos: desafios atuais para a escola. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 16, p. 494, 2018.https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/33453